Colação de grau

UFSM irá retomar formaturas presenciais a partir de dezembro deste ano

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (arquivo)

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) irá retomar as formaturas presenciais na instituição a partir de sábado. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, após a aprovação da Instrução Normativa (IN) 02/2021 da Pró-reitoria de Graduação (ProGrad) pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública/Covid-19 (COE-E). 

A normativa prevê a possibilidade de realização de colações de grau em auditórios, ao ar livre ou nas dependências do Centro de Convenções. No caso de espaços abertos, a responsabilidade é das unidades de ensino e/ou da Pró-Reitoria de Infraestrutura (ProInfra). No programa Sala de Debate desta segunda-feira, o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, definiu a nova normativa como 'uma fase de transição'. Segundo Tybusch, cada auditório da instituição seguirá os Planos de Contingência aprovados para as unidades. Já para no Centro de Convenções, passa a valer o Plano de Retorno aprovado pelo COE-E. 

- No Centro de Convenções, a Instrução Normativa traz uma lotação máxima. São 70 pessoas no palco para eventos e formaturas ao todo, 400 na plateia e, além dessas, 30 na equipe volante, que seria a equipe de organização e filmagem, por exemplo. Não são permitidas sessões de fotos dentro do ambiente fechado. Então, ensaios fotográficos são só externos. Também não é permitida a entrada de menores de 12 anos. A recomendação é o uso de máscara PFF2 ou KN95 - afirma.

A organização das cerimônias de colação de grau também deve ficar a cargo da ProGrad, que agirá em parceria com a Coordenadoria de Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Extensão.

Em nota, o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, que encerrará o mandato na instituição em 23 de dezembro, celebrou a decisão:

- Depois de um ano e meio formando profissionais no formato online, temos a alegria de poder realizar a primeira colação de grau solene presencial no Centro de Convenções da UFSM ainda em dezembro de 2021. Queremos destacar que foi uma decisão muito discutida no âmbito do COE-E UFSM, da Gestão da UFSM e das unidades envolvidas. Obviamente, em atenção às condições sanitárias, serão observadas todas as medidas de segurança, e estaremos sempre atentos a qualquer mudança no quadro que possa representar risco à comunidade. Por coincidência, será a formatura do curso de Odontologia, onde voltarei a atuar a partir de janeiro de 2022. Será um momento muito importante para nossa universidade, que mesmo tendo mantido suas atividades semipresenciais, vem retornando às atividades administrativas e acadêmicas totalmente presenciais, de forma gradual e segura, como sempre defendemos.

FORMATOS

A partir de sábado, as coordenações de cursos de graduação da UFSM poderão optar pela realização de formaturas solenes em formato presencial, webconferência ou de gabinete. As colações de grau poderão ocorrer somente nas dependências da instituição, com exceção nos campi fora de sede e para os cursos de Ensino a Distância (EaD).

Sendo categorizado como evento, as formaturas terão que respeitar os devidos distanciamentos regulamentares entre pessoas, visando o uso de máscara e de álcool gel em todos os espaços. Além disso, será exigido de todos os participantes a comprovação do esquema vacinal completo para ingressar no local, cumprindo as determinações da legislação estadual.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PLURAL: os textos de Juliana Petermann e Eni Celidonio Anterior

PLURAL: os textos de Juliana Petermann e Eni Celidonio

Próximo

Tenda do Cuidado dará apoio psicossocial para familiares de vítimas e sobreviventes da tragédia

Geral